terça-feira, 26 de maio de 2015

Unidade e diversidade de psicologia

Quando nos referimos a psicologia, referimo-nos a algo que existe como uma unidade, mas com princípios e conceitos válidos. Como prova do caráter uno ressalvamos o facto que todos os princípios e conceitos validos têm uma índole antropocêntrica. É com esta que se procura uma forma de dirimir os problemas que o ser humano enfrenta na sua relação com os outros e com o meio.
Em todos os setores de atividade, a psicologia pode ser aplicada de forma positiva. Podemo-nos referir a psicologia social, comercial, industrial, et caetara.
Noutro contexto poderíamos mencionar uma psicologia infantil, uma psicologia animal, uma psicologia patológica, entre outras.











O Psicologo Organizacional



A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral.
Se ele atua numa empresa, por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.
Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto, Do colaborador com a organização.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O que são organizações?

Segundo Maximiliano (1992), a organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros com fins a efetivação de um produto ou serviço, combinando todos os elementos orientados a um objetivo comum. A hierarquia que se forma nas organizações não é obrigatória, mas a necessidade da criação de postos de trabalho acaba sendo criada.



Em que consiste a psicologia de trabalho e das organizações?

A psicologia do trabalho e das organizações tem como principal objetivo melhorar a eficiência, a satisfação e o bem estar das pessoas no exercício da sua profissão.

As atividades dos psicólogos organizacionais são:

  • Seleção de pessoal ;
  • Estudo de relações interpessoais;
  • Deteção de conflitos e tensões entre grupos;
  • Alívio do stress;
  • Adaptação dos trabalhadores ao ambiente físico ( temperatura , humanidade , ruído , luminosidade) e às máquinas que utilizam.


O nível de intervenção da psicologia organizacional tem vindo a aumentar devido a problemas relacionados com a poluição ambiental, com a superpopulação, com o aumenta tráfego ou com a proliferação de maquinarias e de equipamentos modernos de todo o tipo. Também o desenvolvimento da indústria de bens de consumo como automóveis, brinquedos, telemóveis, entre outros, cuja produção tem de obedecer a normas de qualidade e de segurança, de modo a não afetar quem os produz ou quem os utiliza.




quarta-feira, 29 de abril de 2015

Psicologia... O que é?

Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo). A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano.

BEM VINDOS AO CANTINHO DA PSICOLOGIA

Este Blog, levado a cabo pelos alunos João Paixão, Renato Fontão, Gustavo Duarte e Mauro Ferrreira,  da turma CT2 do 12º ano, da Escola Secundária D. Afonso Sanches, tem como objetivo apresentar o tema "Psicologia do trabalho/Organizações" a toda a comunidade envolvida na Psicologia.
Esperemos que seja do vosso agrado.

Beijos para as Damas , abraço para os cavalheiros.